Guia rápido para diferenciar o alfajor, pão de mel e bem-casado

Muita gente se confunde quando pensa em alfajor, pão de mel e até o bem-casado entra nessa. Na verdade, os três são bem diferentes entre si e a semelhança mais forte que eles possuem é o fato de terem sido trazidos para cá pelos europeus há uns bons anos atrás. Bóra acabar com essa dúvida?

Foto: Depositphotos

Os bem-casados são facilmente encontrados em casamentos e celebrações ao redor do mundo, pois representam a união e o respeito mútuo. Estes docinhos são preparados com uma massa parecida com pão de ló, recheados com creme de ovos – mas também podemos encontrar recheados com doce de leite! Em algumas versões eles podem parecer como os alfajores peruanos, por isso podem causar confusão na cabeça da galera.

Foto: Freepik

Já os pães de mel são originários dos biscoitinhos de Natal, quando os europeus descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido para prolongar o seu sabor. Eles passaram por diferentes modificações ao longo do tempo até chegar ao que conhecemos hoje: uma massa fofinha à base de mel, podendo ser recheada ou não, com uma camada crocante de cobertura de chocolate.

Já os alfajores (alô, Odara!) são sempre preparados em camadas, geralmente dois ou três biscoitos, tendo como recheio mais tradicional o doce de leite – e, muitas vezes, cobertos com chocolate. Mas você também encontra diversas outras versões: alfas com recheio de frutas, sem cobertura, enrolados no coco, com massa de maizena, e muitas outras. Tudo depende da criatividade do cozinheiro e dos ingredientes em mãos!

Os três doces são bastante gostosos e cada um possui a sua peculiaridade! Mas agora conta para a gente: você sabia da diferença entre eles ou também se confundia? Quais você já provou?

Compartilha conosco nas nossas redes sociais, vamos adorar saber!