Vamos falar sobre lixo e descarte consciente?

Quem aí tá sabendo que o lixo que geramos diariamente precisa passar por algumas etapas para ser adequadamente descartado? São três ações básicas: acondicionamento, coleta e descarte. Uma das nossas maiores preocupações aqui na Odara é dar o destino correto ao lixo que geramos. E nisso toda a galera pega junto: cada um faz a sua parte, separando o lixo orgânico do seco e dos rejeitos. Acondicionamento de lixo é coisa séria!

Mas na hora de coleta e descarte contamos com a parceria da @arco.eco, que vem somar na construção da responsabilidade ambiental que é tão importante para a gente. ARCO significa “Ações para Reciclagem e Compostagem”, ou seja, o foco é gerar impacto ambiental positivo com a coleta e destinação certinha dos resíduos gerados em empresas, restaurantes e eventos. Vocês acreditam que, atualmente, apenas 2,5% dos resíduos gerados no Brasil são reciclados e que em Porto Alegre a realidade não é muito diferente?

Agora se liguem nesses dados: desde Outubro de 2018, quando nos unimos à Arco, até março de 2019, já tivemos mais de 3.248 kg de resíduos coletados. Disso, 673 kg foram destinados à compostagem, gerando mais de 606 kg de adubo orgânico que será utilizado, por exemplo, na agricultura. Assim o ciclo biológico é fechado e devolvemos ao solo diversos nutrientes. Legal, né? 🙂

Já no caso dos resíduos recicláveis, 1.720 kg já foram encaminhados a uma cooperativa de triagem para separação adequada dos materiais. O que tem valor de mercado é separado e vendido, gerando renda para a cooperativa. Apenas aquilo que realmente não for reciclável é considerado rejeito e direcionado ao aterro sanitário. E o que significa tudo isso? Em poucos meses, 74% do lixo gerado na Odara já recebeu um destino diferente do aterro!

A verdade é que nossas ações impactam diretamente na qualidade de vida de outras pessoas e acreditamos que com atitudes como essa podemos fazer toda a diferença. Assim cumprimos com a nossa parte para deixar esse mundão ainda mais Odara! <3